BLOG

VALORIZAÇÃO A VIDA, VALORIZAÇÃO A SAÚDE.

1 de setembro de 2019
Nenhum comentário

Quando falamos em saúde, qual o primeiro pensamento que nos ocorre?

Um corpo saudável e livre de doenças?

Não precisar ir ao médico? Não ter nenhuma queixa ou dor?
O conceito de saúde estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é: O completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças. Esta definição nos faz pensar nos mais ampliados aspectos que envolvem nossa vida.
A medicina e a tecnologia avançam cada vez mais no controle de doenças.

O que temos feito em termos de promoção de saúde?

Podemos pensar em praticar SAÚDE apesar das doenças?
Se a saúde não está relacionada somente a questões físicas, mas também mentais e sociais.

Faz sentido que para cuidarmos da saúde (por completo) temos que explorar outros aspectos da nossa vida. Muitas vezes, esses aspectos podem estar “adormecidos”.
Por conta de nossos compromissos familiares, responsabilidades de trabalho, estudo e deslocamento, podemos deixar passar pontos importantes neste cuidado.
Estamos tão acostumados com metas e linhas de chegada, que em alguns momentos deixamos de aproveitar o nosso caminho. Pensamos tanto no destino que esquecemos de contemplar a paisagem.

Algumas atitudes simples podem ser realizadas.

Uma caminhada no parque, ir ao cinema em um dia de semana, um jantar especial em casa com a família ou amigos, ou mesmo praticar momentos de silêncio e meditação.

Talvez praticar um novo hobbie seja mais benéfico que visitar outro consultório médico. Talvez fazer novas amizades, conversar mais, pode ser mais efetivo que tomar mais um analgésico. Quem sabe, conhecer novos lugares possa nos manter mais tempo longe de um pronto socorro.
Um estudo realizado em Harvard, acompanhou por aproximadamente oitenta anos a vida de mais de 300 homens, a pesquisa teve o objetivo de estabelecer uma relação entre saúde, qualidade de vida e felicidade dos indivíduos. Se observou que o maior determinante de “felicidade” não era a condição financeira, e sim, as relações sociais de cada um.
Neste mês, acontece a campanha “Setembro Amarelo – Conscientização e Prevenção do Suicídio”, por isso escrevemos com muito carinho este artigo, para que possamos, em todos os nossos dias praticar saúde em todas as suas dimensões.
O CVV – Centro de Valorização da Vida é um canal que oferece suporte emocional e prevenção ao suicídio de forma sigilosa e gratuita, funcionando 24h por dia 7 dias por semana, através do telefone 188 ou pelo site https://www.cvv.org.br/.

 

Viviane Sampaio

CREF: 153857-G/SP

 

Equipe Pilates Integrado
Sobre o autor:
Equipe Pilates Integrado

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Mensagem:
Nome:
Email:

*