BLOG

Atividade Física na 3° Idade

16 de maio de 2019
4 Comentários

A partir de qual idade você se preocupa com a sua saúde física?

Os dados estatísticos mostram que nos próximos 12 anos o Brasil terá o maior crescimento do número de idosos. Após 2030, o crescimento vai continuar, no entanto numa velocidade menor.

Durante o processo de envelhecimento mais de 400 alterações acontecem no corpo humano sendo uma das principais a diminuição de:

  • força,
  • potência
  • coordenação
  • equilíbrio
  • flexibilidade e outras.

Um outro estudo feito por Lima-Costa, Barreto, Giatti (2003) demonstrou que os adultos com idade superiora a 60 anos podem desenvolver as principais doenças abaixo:

Hipertensão arterial (43,9%), Artrite (37,5%), Doenças do coração (19,0%) e Diabetes (10,3%). De acordo com diversos estudos a atividade física reduz de forma significativa os índices citados a cima.

Sabe qual o resultado desses impactos corporais? Menor autonomia funcional, diminuição da qualidade de vida e diminuição de força principalmente dos membros inferiores.

Vocês já repararam que muitos idosos começam um programa de treinamento e depois de alguns meses desistem? Há vários motivos, mas de acordo com um estudo de Burton et al. (2017) publicado no periódico Clinical Interventions in Aging os 3 principais motivos são:

  • Idoso ficou doente ou algum familiar
  • Instrutor pouco qualificado
  • Programa de treinamento inadequado para sua condição

Dessa forma, as aulas com grupos reduzidos são indicadas para os idosos, pois a um bom acompanhamento, direcionamento das necessidades específicas de cada individuo e separação de intensidade e volume da atividade.

Segundo a OMS(Organização Mundial da Saúde)  os idosos devem praticar uma atividade de forma regular como(Pilates, Treinamento Funcional/Resistido) de 2 a 4x por semana com uma intensidade Moderada a Vigorosa de pelo menos 30 minutos de sessão

Seguindo as diretrizes da promoção da saúde, as atividades físicas apresentam-se como um dos componentes mais importantes para a adoção de um estilo de vida saudável e uma melhor qualidade de vida das pessoas.

Cuide daquilo que é mais importante, você!                                     

 

 Victor Ribeiro   Cref:156653-G/SP

 

 

 

Equipe Pilates Integrado
Sobre o autor:
Equipe Pilates Integrado

COMENTÁRIOS:

Terezinha Fernandes Soares
Informações muito úteis, mandou bem!
Equipe Pilates Integrado
Obrigado!!! Que bom que esta sendo útil!
Alice
Exelante !!! Estou no lugar é no caminho certo ????
Equipe Pilates Integrado
Com certeza está no Caminho certo.

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Mensagem:
Nome:
Email:

*