BLOG

Treino Mental

10 de julho de 2019
Nenhum comentário

Precisamos treinar nosso cérebro e um Treinamento Mental pode e deve ser introduzido em sua rotina.

 

Você saiu de casa e percebe que esqueceu as chaves do carro.

Abre uma nova aba no navegador, mas não lembra o que ia pesquisar. Procura em vários lugares algo que está em cima da sua mesa, debaixo dos seus olhos.

Essas situações são familiares para você?

Muito provável que sim.

Vivemos em um mundo de constantes distrações e interrupções, um anúncio na rádio, um painel eletrônico mostrando a previsão do tempo para o fim de semana, a notificação de alguém que curtiu uma foto sua ou ainda uma mensagem de alguém importante.

Estes fatores contribuem para “roubar” nossa atenção de tarefas que realmente deveríamos estar atentos.

Um estudo realizado pela The University of Chicago Press” sugere que o uso excessivo de smartphones pode ser relacionado a declínios cognitivos e problemas de concentração.

Além disso, o estilo de vida da sociedade atual, rotinas sobrecarregadas, cidades caóticas e estresse, contribuem significativamente para o surgimento de problemas de memória e concentração.

Como citou a Fisioterapeuta Natasha Birk na nossa última publicação: O Brasil é o país mais ansioso do mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde.

O fato é que a tecnologia não vai regredir, e a tendência é que ela esteja cada vez mais presente em nossas rotinas.

O que podemos fazer para nos tornar mais concentrados?

É necessário tomarmos algumas atitudes.

Por isso, aqui vão algumas dicas para diminuir estímulos de distração.

Desative o maior número de notificações do celular e evite deixar o aparelho sempre por perto, tente deixá-lo em outro cômodo, monitore o tempo que você passa no celular e o número de desbloqueios de tela ao longo do dia.

Essas pequenas atitudes podem ajudar, pouco a pouco a diminuir a ansiedade de checar o celular toda hora.

Como o Método Pilates pode contribuir para melhora da atenção?

Um dos mais importantes fundamentos do Pilates é o controle do movimento, por isso, é necessário estar atento no momento presente, de corpo e mente.

O controle da respiração combinado com o movimento dos exercícios serve como uma “âncora” para os pensamentos, o que nos ajuda a focar no que está acontecendo no nosso corpo exatamente naquele momento.

Já é sabido que a prática de exercícios físicos tem um importante papel na regulação de aspectos hormonais e emocionais, o que também vão contribuir para uma melhor capacidade de concentração, humor e relaxamento mental.

O Pilates se torna uma excelente ferramenta para melhorarmos a nossa concentração, visto que cada aula pode se tornar, além de uma prática corporal, também é um exercício de treinamento mental, melhorando nossa capacidade de concentração e atenção.

Viviane Sampaio CREF-  153857-G/SP

Referência

https://www.journals.uchicago.edu/doi/abs/10.1086/691462

Equipe Pilates Integrado
Sobre o autor:
Equipe Pilates Integrado

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Mensagem:
Nome:
Email:

*