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Nutrição e transtornos psiquiátricos

16 de setembro de 2020
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Os transtornos psiquiátricos envolvem a função alterada do sistema nervoso ou cerebral, que pode resultar em percepção e resposta alteradas ao ambiente. Uma das mais importantes contribuições da nutrição para a saúde mental é a manutenção da estrutura, função dos neurônios e dos centros do cérebro que coordenam a comunicação interna do corpo, além da interação com o ambiente.
Ácidos Graxos Ômega-3
Os ácidos graxos poli-insaturados ômega-3 são os ácidos graxos preferidos no cérebro e sistema nervoso. Pesquisas clínicas mostram funções efetivas e promissoras para as gorduras ômega-3 EPA e DHA em várias condições psiquiátricas.
O ácido alfa-linolênico (ALA), outra gordura ômega-3, é encontrado no óleo de alguns grãos (linhaça, chia, girassol) e algumas nozes. Já os ácidos graxos ômega-3 eicosapentaenoico (EPA) e docosa-hexaenoico (DHA) estão presentes naturalmente em peixes gordos e frutos do mar (salmão, atum, sardinha). O ALA funciona como um precursor para o EPA e DHA, porém, pesquisas mostram que a conversão do ALA em EPA e DHA, em humanos, é baixa.
Vitamina D
A vitamina D é reconhecida como um importante nutriente para a saúde do cérebro, assim como para a saúde dos ossos e esqueleto. Uma vez que a vitamina D pode ser sintetizada pela luz solar, a adequada exposição ao sol pode ajudar a manter a saúde mental. As melhores fontes de vitamina D são exposição à luz solar, alimentos como os óleos de peixe e gemas de ovo, e alimentos fortificados, como leite de vaca, soja e cereais.
Vitaminas do Complexo B
As vitaminas do complexo B são conhecidas por apresentarem um efeito na saúde neurológica e cerebral, o que torna sua manutenção, em níveis desejáveis, importante para indivíduos com transtornos psiquiátricos.
Fontes de folato: cogumelos, espinafre, brócolis, couve-de-bruxelas, aspargos, couve e outras verduras, legumes, fígado, e suco de laranja.
Fontes de vitamina B12: carne de boi, fígado, mariscos, ostras, caranguejos, atum e linguado
Fontes de piridoxina (B6): fígado bovino, aveia, bananas, frango, batata, abacate, sementes de girassol, levedo de cerveja, linguado, carne de porco e arroz.
Fitoquímicos
Os alimentos ricos em fitoquímicos, realizam importantes contribuições nutricionais e bioquímicas para funções básicas do cérebro e saúde mental. Os fitoquímicos que se mostram mais promissores, são os flavonóides.
Alimentos ricos em flavonóides: maçãs, frutas vermelhas, roxas e azuis, chocolate amargo, frutas cítricas, uvas e suco de uva integral e chás incluindo verde, preto e branco.

 

 
Referência: MAHAN, L. Kathleen; ESCOTT-STUMP, Sylvia; RAYMOND, Janice L. Krause: alimentos nutrição e dietoterapia. 13. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. 2753 p.

                                                                                             Rafaella Zaninotto

                                                                                                   CRN 63843/P

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