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Saúde da Mulher

11 de março de 2020
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 A prática regular de atividade física contém diversos benefícios corporais, fisiológicos e mentais tanto para homens, como mulheres. Esse jornal relata um pouco o universo feminino mostrando as alterações hormonais, gestacionais e como a atividade física bem direcionada apresenta extrema importância para esses ciclos. Iniciamos a leitura com um dado do Instituto Nacional de Câncer (INCA): “estima-se que 19 mil mulheres desenvolverão câncer de cólon em 2020 no Brasil”. A prática regular de atividade física pode diminuir em 50% o risco de desenvolver a doença.

Existe um período de transição no universo feminino que varia em média, no Brasil, aos 51 anos chamado Climatério. É uma transição fisiológica do período reprodutivo para o não reprodutivo, que abrange a menopausa. Por consequência disso há uma diminuição dos hormônios Estrogênio e Progesterona e dessa forma o cálcio tem menor absorção pelos ossos, o que pode provocar a osteoporose. Algumas indicações abaixo ajudam na manutenção e prevenção. Atividades com maior descarga mecânica como corrida, caminhada, trabalhos resistidos (Pilates, Treinamento Funcional, Musculação) e fonte de sol diária.

Entramos agora em um grupo muito especial, as mães. No período gestacional o exercício tem um papal fundamental, quando vinculado a liberação médica. Algumas adaptações são necessárias como:

Regulação da Frequência Cardíaca (mantendo uma zona segura de até 130bpm);

Minimizar qualquer atividade com impacto (corrida, saltos e etc). Alguns objetivos e benefícios são adquiridos ao longo da atividade: Manutenção da saúde; Fortalecimento abdominal e do assoalho pélvico;

Auxilia no retorno venoso prevenindo o aparecimento de varizes e melhora nas condições de irrigação da placenta;

Uma melhor recuperação no pós parto;

Como há mudança no centro de gravidade e aumento abdominal, a lombar sofre maior descarga de peso, sendo fundamental trabalhos de alongamento e fortalecimento muscular profundo para minimizar as dores.

Finalizando, as mulheres respondem a estímulos de treinamento de forma semelhante aos homens, apesar de ter maior presença de gordura e menor volume de fibras musculares, mas são extremamente resistentes. Em provas de longa duração (Endurance), podem chegar a igualar-se aos homens e até supera-los.

Curiosidade: O exercício físico é seguro para o lactante (leite materno) e eficaz para a mãe no período pós parto.

 

                                         

                                                     

                                                                                             

                                                                                              Victor Lima 

                                                                                              Cref: 156653-G/SP

Equipe Pilates Integrado
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